quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O TEMPO, NO TEMPO

ATÉ QUE ENFIM!...É com muita satisfação que noto um despertar para o problema e situação do nosso património
arquitetónico,arqueológico entre outros,através do Conselho Regional, da Casa do Concelho de Góis.
Está o tema lançado caberá, a cada um, e a todos, dar mais atenção a estes assuntos,pois mais encontros de sensibilização deveriam existir,mesmo a nível das organizações Regionalistas.
Pois como penso, já o disse, o Regionalismo carece de modernidade neste e noutros aspectos da nossa sociedade.
Uma simples pedra,uma simples árvore ou outro objecto qualquer, pode ter um interesse, que à primeira vista,não nos dirá nada,mas em caso de dúvida o melhor é não destruir e se possível falar com alguém que possa ajudar.
Se uma ponte tem interesse patrimonial e histórico,como é o caso da ponte dita de real,sobre o Rio Ceira,classificada como imóvel de interesse público e que foi erguida no tempo de D.João III,(Séc.XVI ) a seu mando.( podemos chamá-la de Joanina?).
Também as pedras que erguem as casas em xisto,respectivamente as que em cima exponho nas fotos,têm a sua história, uma longa vida,que o Tempo não apagou a sua existência e que têm resistido não sei se à séculos também, e que por vezes, o homem as destroí, ignorando a sua memória, o seu Tempo.
É pois chegado o Tempo!
Há quem na nossa aldeia se interesse por estes temas,que possui até conhecimentos,mais do que eu, que gosto de proteger,defender e admirar simplesmente, mas...mas, só sei que desta matéria nada sei.
Se por ventura o parágrafo anterior,for lido, por aquele que sabe algo, pois que agarre este Tempo,e que volte ao espaço que encerrou e nele conte as histórias desse Tempo passado, de que é conhecedor.
O contributo, que cada um possa dar, de um modo ou de outro, é de louvar,as sociedades são construidas com a participação de todos, mesmo que o Tempo seja cinzento na vida de cada um.
Ao contrário do que muita gente diz e pensa, sobre a nossa Juventude, eu acredito nela,pois estão mais despertos e propensos para estes assuntos,apesar de tudo, neste Tempo tão conturbado, mas que sabem como dar a volta.
texto e fotos de A.R.Filipe
Nota;É de realçar, o empenho na recuperação desta paredes, casas que ainda vão voltar a ter vida!...
sito fundo do Lugar.

2 comentários:

  1. Sabe Adriano, ao lê-lo revi-me um pouco quanto à falta de paciência para certas atitudes alheias. Também me exalto por vezes. Quem me conhece, não fica a gostar mais nem menos de mim por eu me mostrar assim. Sou eu.
    Do livro do Professor «Nuno Lobo Antunes - Sinto muito, pág. 71, retirei:
    “Da maneira que falaste, perdeste a razão!”, Não idiotas, não a perdi (se a tinha), porque se a razão me assiste, bem posso ser malcriado, arrogante, snob, insuportável, desprezível ou colérico, que mantenho como minha a coerência do argumento, independentemente dos decibéis com que a expresso.»
    E ele é neurologiata. E trata crianças e jovens adolescentes com problemas de inserção e outros. E sabe das coisas. Vá até aí, que vale a pena: "http://www.cadin.net/content/1/1/homepage#".
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde Guidinha
    Agradeço o seu comentário.

    ResponderEliminar