domingo, 9 de outubro de 2011

CASAL DO ESPORÃO

A LUZ AO FIM DO TÚNEL
Longo foi o caminho percorrido,até chegar o dia em que se realizou a escritura pública do Casal do Esporão em Arganil.

Não vou aqui fazer referência aos bons e maus momentos que este processo viveu.Muito, já em lugar próprio tenho focado.

Enquanto elemento do Grupo de Trabalho do Casal do Esporão formado e aprovado em Assembleia Geral,conforme fotos da mesa da mesma,vesti a camisola da C.M.E.,com a con-vicção que seria possível chegar até aqui. Dei o meu melhor,muitas vezes só numa caminhada, aonde outros se afastaram não acreditando que seria possível.

Nestas imagens que aqui deixo,imagens que nem todos as conheciam ou possuem,são um marco na história do Esporão e da sua Comissão de Melhoramentos,não tem este texto e estas fotos a intenção de levantar fantasmas,mas muito em especial apresentar o meu preito, aos que partiram,mas que estiveram connosco neste acto,testemunhando e assinando a escritura,

em nome do Povo do Esporão ,acto este que no meu entender sem eles,não teria o mesmo significado.(Ti Américo-Ti Carlos Rodrigues e Ti Casimiro Bandeira ).

Este acto não seria o culminar de todo o processo,mas sim no meu entender o inicio,pois muita coisa teria e terá que ser feita no futuro.

Decorridas duas décadas,muita coisa foi feita nomeadamente a entrega da vasta área dos terrenos á Portucel -Soporcel para exploração de madeiras ,após a concretização da titularidade da Comissão como entidade administrante do dito Casal.

Esforços têm tido as sucessivas Direcções para que se leve a bom termo algumas situações pouco esclarecidas,mas se estas imagens puderem ajudar á compreensão de todos, de modo que no futuro este património seja uma das fonte de sustentabilidade e consequentemente para o engrandecimento e prosperidade da nossa aldeia,aonde possam surgir melhoramentos para beneficio de todos.


José Manuel BandeiraJosé CardosoAdriano FilipeMaria Adelina


Recordo a presença do Sr.Jaime Bandeira como director - membro da Assembleia Geral,

como se pode ver nas imagens.

A todos o meu fraterno reconhecimento, aos conterrâneos que ainda e com a graça de Deus se encontram entre nós,formulo votos que possam contribuir de boa fé,tal como neste dia marcaram com a sua presença,que as futuros pequenos litígios se resolvam a contento da Aldeia.

Para todos os colegas de Direcção da altura e outros elementos dos corpos sociais,que estiveram presentes dando mais força e corpo ao acto deixo aqui expresso reconhecimento,

pela união demonstrada,pois para mim foi uma grande realização em prol do desenvolvimento da aldeia que me acolheu.

Gostaria de ter tido mais conterrâneos presentes neste dia a testemunharem o referido acto,que em outras situações também deram o seu contributo ao seu Esporão,mas infelizmente,talvez por erro "meu",não foram convidados.Hoje a reconciliação está a ser possível,é preciso continuar a acreditar e unidos no que é essencial para o engrandecimento do Esporão.

exto e Fotos de A.R.Filipe

este texto e fotos vem no seguimento do anterior.

Sem comentários:

Enviar um comentário