quinta-feira, 13 de setembro de 2012

                     A COMISSÃO DE MELHORAMENTOS DO ESPORÃO E EU...
                       EU E A PÁGINA NO FACEBOOK DA MESMA ENTIDADE.

Decorriam os Jogos Olímpicos de Los -Angeles 1984 aonde Carlos Lopes ganhava a maratona arrebatando a 1ª medalha de ouro para Portugal.
Longe vão esses tempos em que nessa noite já de madrugada fui convidado para fazer parte da Secção Recreativa e Desportiva da Comissão de Melhoramentos do Esporão.
Vinte e oito anos volvidos,fica toda uma memória de uma experiência vivida e participada de um modo voluntário e quase filantrópico.
É para mim um culminar de um ideal, nascido numa infância aonde a repressão, a proibição de certas reuniões,nos castravam  a liberdade de pensamento,movimento e de opinião.
Se alguns movimentos ou organizações tinham o beneplácito do poder-politico de então,a quase sob-servência destes(as) era supravisonada por outras entidades de má memória.

Criaram-se hábitos nas mesmas de uma quase veneração pessoal por onde passava a quase totalidade das decisões, como se de uma "omnipresença" se trata-se.
 A alvorada libertadora de Abril veio-nos trazer a condição de poder-mos então tentar mudar esses hábitos-erros instituídos em muitas organizações,tornando-as libertas de preconceitos,tentativas de maior e melhor participação colectiva,com actos cívicos em prol do desenvolvimento para o qual as mesmas tinham sido criadas e vocacionadas.
Integrado que fui, na dita secção, a onde a diferenças de idades era pouco notória não inviabilizando o bom trato o respeito e a criação de uma fecunda amizade construída nas diferenças ideológicas, culturais ou profissionais de cada membro.No decurso dos trabalhos,as opiniões, ideias e  propostas apresentadas, eram analisadas, discutidas, muitas vezes até acaloradas mas sempre com o respeito cívico, sem qualquer tipo de apadrinhamento familiar.
Posso dizer que aprendi muito com essa juventude cheia de força, de ideias, que mais não foram que as grandes precursoras de mudanças que se viriam a verificar nesta  Comissão.
Se já sentia a vontade de participar na coisa pública,era neste meio que podia dar o pouco que sabia, num  empenho solidário e desinteressado na defesa dos interesses da agremiação, a qual em prol da sua região, tinha um já vasto leque de conquistas e de melhoramentos realizados.
Tenho comigo a mais firme certeza, que contribui, em conjunto com os demais companheiros, em mudanças e renovações estatutárias, tais como:(direito ao voto das mulheres, entre outros,mas para mim o de maior alcance cívico e participativo), assim como em outras de valor económico.
A dinâmica introduzida nos hábitos das reuniões era relevante, aonde cada um se sentia com responsabilidade,no cumprimento do lugar que lhe tinha sido atribuído nos corpos sociais.
Fraseando um colega "acabava-se assim os directores de cadeirão"
Erros, decisões boas e más, provavelmente que houve, mas sempre assumidos no colectivo, porque os mesmos deles tinham derivado com o total conhecimento e aprovação do procedimento a seguir,logo a responsabilidade era de todos e não de um só elemento.
Hoje os erros dão-se,provocam fricção, alarido e até pode criar mau estar entre os elementos e outros demais para quem a instituição tem deveres de uma informação mais concertada.
Mas, não se procura saber mais nada, apontam-se as espingardas, num diz que diz, em defesa ou não por vezes, de quem  teve a incumbência de fazer determinado trabalho, sem a devida participação e conhecimento de outros,aqui a  equipa não existiu.
 O trabalho é feito, mas os moldes do mesmo não é  apresentado e discutido,nasce  com erros logo de inicio, nomeadamente na composição do elenco gestores e criadores,a alteração  e correcção é feita sim á posterior, mas o erro continua porque, no que me diz respeito, não fui informado que iria fazer parte do elenco-criador da página do facebok,foi preciso errar.
Cometi um erro sim, por ter expressado a minha opinião na dita página em nome da Comissão em vez de em nome próprio como até ali, tinha feito sempre na "coluna das publicações recentes de outras pessoas", assumo o mesmo sim,mas não sabia que estava na qualidade de criador,que só vim a verificar mais tarde,quando vi na parte superior da página, que havia as duas opções
Aliás deixo aqui em nota, que em local próprio já tinha mostrado a minha apreensão da forma que a mesma tinha sido elaborada.
Não é decerto, por eu não faltar ás reuniões de Direcção, que estarei mal informado,é que actualmente  não se fazem as coisas mais em conjunto, de modo que todos possam estar ao corrente do que se vai fazer,e poderem também opinar na construção da coisa.
Hoje delega-se uma determinada função a um qualquer elemento,"exemplo a página do facebok"que independentemente dos seus conhecimentos e capacidades,peca por não querer com tempo e ante cedência partilhar a feitura da mesma ,de modo a que se possa evitar erros.
Mas talvez porque se trabalha em moldes que não se compadecem com os tempos de mudança,e como nestas coisas o espírito de equipa deve de existir e não o culto da personalidade e do individualismo.
Apraz-me dizer que quatro meses e meio depois da  criação desta página, é que foram introduzidos os nomes de três novos criadores e mais tarde de outros dois,até já se tinha dado pelo meu erro.
O esclarecimento de quem de direito veio depois,no último comentário a pedir desculpas ,já a sucessão de erros se  tinha consumado,como diz o povo as "desculpas não se pedem, evitam-se".
A introdução do primeiro texto de 17/4/,dá a entender que seria uma página aberta ás opiniões sem censuras, mas com o meu infeliz comentário, assim não me parece,mesmo que o tivesse feito ,na coluna em meu nome o resultado seria sempre o mesmo provavelmente, porque haverá sempre um "bode-expiatório".No meu comentário postado em 3/7,ouve quem gostasse,mas decerto que passou despercebido o sentido critico nele explícito,pois não provocou qualquer tipo de comentário.
Passo a citar um comentário postado na pág: "Muito em breve COLOCAREI um vídeo que vai gerar muitas lembranças de outros tempos",aqui fica logo á partida um erro, (COLOCAREI) fala-se individualmente, no meu entender podia ser no plural colocaremos ou  a Comissão colocará.
Longe vão os tempos da partilha de opiniões,da feitura das coisas mais em conjunto, assumidas por todos, tanto no bem como no mal.
Nunca gostei de protagonismo,nem pelo que de bom já fiz nesta comissão e nem pelo que também decerto de errado,estar nestas andanças é necessário presença e assumir de corpo inteiro com os demais colegas.
Se por ventura esta mudança na gestão da página do facebok se deveu á minha intervenção na última reunião de direcção do passado dia 11/7/2012,fico feliz por isso,pena é que por motivos diversos alguns colegas não estejam presentes, para que possam ouvir e no local se esclarecer,as duvidas que possam persistir. 
No tempo em que não havia as redes sociais,com  um contacto telefónico ponha-se ao corrente os assuntos a tratar  e as duvidas,quando elas existiam.
Por coincidência ou não após este triste e lamentável incidente,as redes socias funcionaram recebi S.M.S ,MAIL,TELEFONEMAS,MENSAGENS,sobre assuntos relacionados com a mesma página.

É esta justificação que prometi.
Adriano R.Filipe

                                                             

1 comentário:

  1. 0lá amigo Adriano! As vezes chego a pensar que vejo mal,mas vou tendo noção cada vez mais,o ridículo que é numa pequena aldeia,cada um poder fazer ou não aquilo que lhe convém,e só ser incomodado se vestir uma "pele" igual á minha! A atitude tem que vir de cima. AS PESSOAS DO ESPORÃO MERECEM SER TRATADAS DE IGUAL MODO! O.Bandeira

    ResponderEliminar