quarta-feira, 23 de outubro de 2013

ENQUANTO DIRECTOR

As minhas posições,opiniões, e ideias sobre determinados assuntos,a disponibilidade, a presença enquanto membro da direcção da C.M.E. ,valeu-me e seja talvez a razão, dos adjectivos depreciativos  com que um elemento da dita me atribuiu.
-Embora algumas obras, tenham sido concretizadas e inauguradas nestes últimos três anos, em que ainda fiz parte como director,tive nelas a minha participação,"embora já tenha dito, após as inaugurações que não achei bem o nome do presidente da comissão numa das placas ".
Assim como em outras que segundo informação dada na página do facebook desta organização,estão programadas para serem levadas a efeito,só que as mesmas já podiam ter sido realizadas,se ouve-se mais vontade em optar por prioridades, mas enfim,isso só me vem dar razão,apesar de haver quem diga que dou alfinetadas.
-Sempre foquei a importância da sustentabilidade da C.M.E .
-Não sou de modo algum contra as obras,sou sim, quando elas são dadas a fazer,aquém já deu fracas provas,só porque faz mais barato,ficando mais caro à posterior.
-A meu ver gasta-se hoje milhões,outrora contava-se os tostões,enfim é claro e notório, e tenho que reconhecer,que hoje existe uma fonte de rendimento mais concreta e abastada "Casal", por isso penso que a contenção dos gastos devia ser módica e contida,porque o chamado  ouro verde pode não dourar sempre.
-As janelas que vão abrir agora no salão,há muito que apresentei a ideia,devido aos custos elevados com a electricidade gastos no mesmo,pois o Sol da parte da tarde pode dar mais claridade e até nos dias frios,mas com Sol a casa pode beneficiar, para mim uma prioridade.Assim como outras sugestões apresentadas para aproveitamento dos espaços que a casa tem.
-O muro de suporte do Largo da República,dando para o lado da Rua Abílio Barata,já por volta de uns quatro anos dei a ideia de o mesmo ser arranjado,até com fotos documentei o que devia ser feito,se outra melhor não houver, podem pintar, podem colocar xisto,mas se não for tomada em atenção a minha opinião,continuará sempre sujo e a calçada da rua esburacada.
deixo aqui a foto
A parte de baixo do Esporão a que chamam de lugar antigo,também merece mais atenção 
-Espero que o orçamento novo, decerto seja de igual valor, ao já pedido há uns tempos atrás,e que foi recusado por se achar caro.
-Parque de lazer, sugestão dada para ser feita uma arrecadação ao lado da churrasqueira para guardar a lenha que está na suposta bilheteira à entrada da casa,como também para serventia para guardar os haveres e utensílios que por ali andam.Também um orçamento foi pedido e foi rejeitado por acharem caro.Talvez um dia cheguem à conclusão que é preciso, se outro elemento apresentar a ideia.O estado das mesas está deplorável,precisam de um nivelamento, e novamente  tratamento.
-A arborização com espécies autóctone em parcelas que não tenham sido entregues à Portuce.
Sei que já foram plantadas algumas num determinado sitio,mas talvez para evitar certas situações menos desagradáveis, seria bom que nas extremas dos terrenos as mesmas fossem delimitadas por este tipo de árvores em vez de os tradicionais marcos,mesmo que se tivesse que perder algum terreno.
-A Mina do Vale -Velho e as suas águas, o seu total aproveitamento e distribuição por todos os fontanário da aldeia, mesmo que se fize-se parcerias com a Edil conforme apontei.Não basta dizer-se que a mina é limpa pela comissão se não se traduz o aproveitamento da água para a população em geral.
-A iluminação da Rua Abílio Barata,e consequente iluminação para as escadas da capela,lado direito de quem sobe, pedida à Câmara de Góis e EDP,já se perde no tempo.
Não obstante a iniciativa da comissão ter colocado, uma lâmpada com sensor, que de nada vale,pois de nada ou pouco vale devido à sua má sintonização.A senhora presidente da câmara foi informada no local sobre a situação, pois segundo o comentário da senhora depreendi que não tinha conhecimento algum custa-me a quer!
-Casal do Esporão-a sua total resolução e consequente levantamento topográfico, que já há mais de vinte anos está por fazer.
-A providência cautelar que também propus que fosse feita,sobre uma situação nos terrenos do casal,que mereceu alguma atenção,mas que à posterior foi posta de parte e o resultado é o que se vê.
-Lar de férias e da 3ª  Idade dos seguros do sul e demais.Votei contra, mais uma manobra dilatoria do referido sindicato,ao fazer uma nova escritura, alterando o que previamente estava  estabelecido por uma nova que lhes dessem total poder de titularidade sobre os terrenos cedidos pela comissão.Esta minha oposição,custou à comissão uma carta dos dirigentes do dito sindicato, a ofenderem os directores da comissão,mas tudo afinal foi feito a contento dos sindicalistas que mais não têm que usufruir de determinadas benesses.
-Varandim em madeira para ser feito à  frente ao museu,de modo a evitar quedas e até que água sujá-se o branco do muro.Assim como dois pequenos telheiros por cima das portas do mesmo.
-A gestão da casa como estava a ser feita pela equipa.
-A feitura das actas das reuniões.
-A falta de participação assim como a não responsabilidade nos cargos que foram eleitos, de, notar ausências de alguns directores nas reuniões,uns mais que outros, mas quase sempre os mesmos.
-Aquela ideia "maluca"apresentada  de se estudar a viabilidade de um passeio pedestre,devidamente preparado,que nos pode-se levar ao fundo do Esporão à Quinta  do Rio,Alminhas do Galego,com subida a Carvalhal Miúdo.
-A página no facebook da comissão,vejo agora, depois das polémicas surgidas e no diz que diz,que afinal alguma razão eu tinha quando alertei em lugar próprio, para a sua má funcionalidade.
Parece-me que hoje, alguém tem alguma responsabilidade mais directa na postagem de assuntos  e de imagens,pois a mesma está diferente, com mais actualidade e até assuntos referentes ás reuniões,o que aplaudo.
-O gradeamento feito na aldeia e o qual foi inaugurado não teve nenhum tratamento, pelo que me foi dado observar,será que se vai gastar mais uns euros com  esse tratamento que ainda irá  ser feito. 
Nota final,haverá sempre quem diga... lá está ele com as suposições! Texto e foto de 
Adriano Filipe

Sem comentários:

Enviar um comentário