sexta-feira, 28 de março de 2014

OPINIÃO....AS ACESSIBILIDADES E A MOBILIDADE



OPINIÃO...

AS ACESSIBILIDADES E A MOBILIDADE PARA TODOS!

Depois de ouvir e ver esta entrevista à Senhora Presidenta da Câmara Municipal  de Góis,não posso deixar de fazer uma pequena referência a uma situação vivida há bem pouco tempo,aquando de uma ida ao Esporão,uma aldeia do referido Concelho.

-Soube no regresso a Lisboa que a carreira para Coimbra que vem de Arganil e passa no Restaurante Beira-Rio,que é a Câmara de Góis que através de um protocolo-parceria com a empresa Transdev,suporta  as despesas com este meio de transporte,que dá muito jeito aquém precisa de se deslocar à serra.

Por tal motivo deixo aqui um palavra de apreço à edilidade na pessoa da Senhora Presidenta 

Drª .Maria de Lurdes Castanheira,uma medida que desde já enalteço, a isto posso chamar de mobilidade.

- Mas julgo que muito haverá a caminhar no sentido das ditas acessibilidades e mobilidade dos residentes das aldeias do Concelho de Góis.

-Não tendo como é óbvio  um total conhecimento sobre, se esta matéria,tem da parte do poder autárquico,a devida atenção,julgo que seria importante que a Edil em conjunto com as Juntas de Freguesias,Agremiações Regionalistas,Entidades Civis,Religiosas,Misericórdias,Casa Concelhia,

que em conjunto fizessem um estudo, unindo esforços,para um possível levantamento das reais necessidades da população Sénior, mais carenciada que precisa de se deslocar e não tem meios económicos,e que vivem em aldeias longe da Sede do Concelho.

Sei que tudo tem o seu trabalho e custos, mas quem muito deu à  sociedade merece algo mais.

 O Concelho está envelhecido e cada vez mais,é preciso inverter a situação,criando melhores condições de vida,o Concelho não é só a Vila,é também as aldeias e seus habitantes.

Julgo que as acessibilidades e a mobilidade, são assuntos prementes,dando maior e melhor autonomia a quem está mais vulnerável e não só,não basta fazer rampas nos edifícios públicos e em outros, rebaixamento nos passeios,e outros benefícios que possam ser levados a efeito.

Um meio de transporte tipo "Porta a porta" como existe em muitas localidades,seria um boa medida,a ser tomada em atenção.

O Dec-Lei nº-163/2006 de 8 de Agosto,diz algo sobre as acessibilidades mas é preciso,tomar em conta a mobilidade,tornou-se num direito de Cidadania.

A mobilidade urbana é mais do que circulação e transporte; envolve urbanismo e os modos de vida,podendo ser aquilo, que cada autarquia em conjunto com as demais forças civis,entender realizar para o bem comum dos seus Munícipes e Fregueses.

Muitos já atingiram a idade Sénior, muitos outros para lá caminham,para que se possa regressar ás origens é preciso e necessário criar condições não só para hoje mas  também para um futuro próximo.

Deixo aqui um exemplo da viatura adquirida pela Junta de Freguesia da Misericórdia de Lisboa,para  servir melhor e bem, que se juntou a outras duas cedidas pela a Edilidade Lisboeta. 









texto de :

Adriano Filipe

Fotos tiradas do espaço J.F.da Misericórdia  


1 comentário: