terça-feira, 18 de maio de 2010

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS

OS MUSEUS E OS FERIADOS

Desde muito novo que gostei de visitar museus.Sempre achei serem casas, cujos espaços nos podem fornecer muitos e diversos conhecimentos,consoante os mesmos que visitamos.
Neles existe um vasto e riquíssimo património,cheios de história viva passada e presente,
enriquecendo culturalmente quem os visita.
No entanto, há sempre algo em que podemos discordar. É no capitulo dos horários, quando se encontram encerrados aos feriados.
Reconhecendo o direito indiscutível, que assiste, a quem trabalha neste locais,o direito ao descanso, não deixo de fazer o devido reparo.
Julgo que essa determinação,poderia ser alterada a contento ,não só do público em geral como também dos trabalhadores.
No passado dia 25 de Abril,desloquei-me a Vila-Franca de Xira, para assistir a um torneio de hóquei em patins,mas querendo aproveitar o intervalo após o almoço,procurei pelo museu e qual foi o meu espanto estava encerrado,porque sendo Domingo era feriado 25 de Abril .

Foi pena,gostaria de conhecer Tempos do Rio, Ecos da Terra. Perdi uma oportunidade de conhecer algo mais sobre o Ribatejo, fica para um Domingo que não seja feriado. Na minha modesta opinião,há três feriados nacionais que podiam ser uma excepção à regra,são eles:O 25 de Abril,5 de Outubro e o 1º de Dezembro pelo sentido histórico que contêm. Fazer-se o Dia dos Museus, é muito relevante,mas se por mero acaso o referido dia,coincidi-se com um feriado a um Domingo,como é que seria?-Não havia museus para ninguém não só em Vila-Franca de Xira como no resto do Pais.

É preciso planeamento e uma organização concreta de modo a que museus e núcleos museológicos ,bibliotecas, casas de cultura, não sejam só, para constar em roteiros turísticos.

É preciso muito mais, é preciso que possam estar abertos.Por isso há que fazer algo,tal como parcerias com quem de direito,para que os mesmos possam ser uma realidade viva,com sustentabilidade a fim de se criar alguma ocupação, para quem queira e precise , em troco de alguma contra partida,mesmo que seja só aos Domingos.

fotos e texto de:A.R.Filipe

Sem comentários:

Enviar um comentário