sexta-feira, 21 de maio de 2010

LER EM PORTUGUÊS

DIA DA LINGUA NACIONAL

O SENHOR MINISTRO

Um dia, ás sete da manhã, puxaram fortemente a campainha do doutor Tibúrcio.
Desceu a criada à cancela, e viu um homem de boa compostura seráfica perguntando se podia falar ao sr.doutor. Era um sujeito calvo, de óculos verdes,sobre um nariz muito verrugoso,com uma venta obstruida.
-Que ainda estava recolhido.
-Que vinha trazer-lhe um ofício a dar parte a sua senhoria que fora nomeado ministro.
E entregou-lhe o ofício.
-Faça favor de dar da minha parte os parabéns ao sr ministro: diga-lhe que é o Lavanda; o
irmão Campainha.
-O irmão de quem?
-O Campainha, o Lavanda;o sr. doutor bem me conhece, que eu também sou escrevente no escritório do Bandeira; e já cá tenho vindo com papéis ao sr. doutor Não esqueça de dar os meus parabéns ao sr.ministro.Adeusinho,menina.
A criada subiu muito açodada,ofegante, a chamar a ama:
-Ó senhora, ó senhora, um ofício a dar parte que o sr doutor está ministro!
E Amália, muito alvorotada, correu com o ofício ao quarto, e abriu a janela, exclamando:
-Tibúrcio, Tibúcio, parabéns! Estás ministro! Aqui está o ofício! E deslacrava o sobrescrito sem o ler para dar o ofício ao marido que se sentara estrouvinhado na cama , a esfregar os olhos .
O doutor leu:
-«Iii.mo Sr. Dr.Tibúrcio Pimenta-A Mesa da Venerável Ordem Terceira de S.Francisco, desta invicta e heróica cidade do Porto,tem a satisfação de participar-lhe que ontem, em reunião geral, foi V. S.ª unânimemente eleito Ministro da mesma Venerável Ordem Terceira de S.Francisco.»
Tibúrcio machucou o papel, atirou-o ao tapete, e disse:
-Não valia a pena acordar-me para isso,Amália!
E ela, com os olhos espantadamente espasmódicos na cara esquisita do marido,disse com um grande desalento:
-Ministro da Ordem Terceira de S.Francisco...Ora bolas!

CAMILO CASTELO BRANCO

Sem comentários:

Enviar um comentário