sábado, 14 de maio de 2011

O TANQUE

ESTA É A OBRA FEITA!




AS CAUSAS E AS RAZÕES,para a sua existênciaUma casa destruída em Carvalhal-Miúdo,foi em tempos a mais rica nesta aldeia,hoje é uma ruína!Aqui as Sobreiras,terra queimada, que foi verdejanteVale-Velho,árvore retorcida e MinaOs erros e o não civismo de muitas pessoas,a falta de limpeza das matas,os locais aonde os fogos florestais têm o seu começo,os interesses diversos,mais ao menos cúmplices de tais actos criminosos,e até por causas naturais,são todos os anos acontecimentos com os quais temos que viver,pois eles vão continuar com mais ou menos intensidade,dependendo dos mais variados factores.Este tanque fará parte da prevenção.

Estes sim... eternos Voluntários


Este tanque foi construído não só para a aldeia do Esporão,mas também para toda e qualquer aldeia ou mata, que seja preciso utilizá-lo,quer por Bombeiros,Serviços Florestais,Protecção Civil ,etc.que entendam utilizar o mesmo em defesa da comunidade em geral,pois não foi construído com espírito bairrista.
Aliás a entidade produtora e responsável da obra, a Comissão de Melhoramentos do Esporão--Instituição de Utilidade Pública,tem responsabilidade acrescida perante as instituições diversas com as quais o projecto foi tratado.
É lógico e todos sabemos ,que a Floresta no seu todo, seja ela particular ou do Estado,é muito vasta e diversificada,e que não será este simples tanque que a irá salvar pela certa,das situações já atrás expostas,mas poderá minimizar os efeitos de possíveis incêndios numa área ao seu redor e não só.


Se pessoas há, que por
disponibilidade de seu tempo actualmente,levam por diante o projecto à sua concretização,outros ouve e há que apresentam as ideias e o colectivo apoia, acarinha e só assim o sonho se torna realidade,o espírito de equipa é fundamental.
Voluntariado é um conjunto de voluntários que dedicam parte do seu tempo e da vida a causas,para o bem da sociedade em geral.,quantos deles estão na sombra,mas não deixam de ser a força motriz.
Neste capitulo dos fogos,o meu maior apreço, gratidão e louvor, vai para os Soldados da Paz, que abnegadamente não olham ao perigo e riscos para salvar os bens e a vida do seu próximo,num voluntariado verdadeiro despegado e desinteressado de quaisquer tipo de mordomias e sem protagonismo ou imediatismo,mas sempre com o merecido reconhecimento do povo que servem.
Este tanque é e será,um bom meio de ataque ao sinistro assim ele possa desempenhar as suas funções,ajudando as forças humanas no terreno,espera-se pois que reúna todas as condições e exigências estejam asseguradas para maior eficácia do mesmo.
A obra está começada,podem-lhe dar nomes depreciativos, mas não está acabada,é preciso pois continuar o trabalho iniciado pois haverá sempre por fazer.
As fotos expostas são de um violento incêndio que tocou a todos nós naquele mês de Agosto,
as labaredas e as enormes chamas,passaram pelas nossas aldeias não poupando bens materiais e até uma vida ceifou.
Hoje ainda vivo com aqueles momentos horrendos de pavor, o medo é constante.
Oxalá que não seja nunca preciso utilizá-lo.
A todos os elementos da Direcção da Comissão de Melhoramentos do Esporão em especial,vai o meu reconhecimento, pelo apoio e carinho dado á ideia.
Aos restantes Elementos dos Corpos Sociais da Comissão e ao Povo do Esporão que têm apoiado e acreditado nos mesmos, o meu Bem -haja.
Fotos e texto de A.R.Filipe

Sem comentários:

Enviar um comentário