sábado, 25 de junho de 2011

AQUELA AZENHA VELHINHA

AS AZENHAS OU MOINHOS
Muitas destas que ao longo dos anos serviram as populações ,estão hoje abandonadas e muitas destruídas pela acção do próprio tempo,outras pelo vandalismo dos tempos modernos.
Sempre achei que neste campo,bem assim como noutros, que as forças vivas das Aldeias através das suas Comissões de Melhoramentos e outros poderes mais responsáveis pelo património, deveriam ter mais vontade na defesa e possível recuperação das mesmas,pelo interesse histórico que julgo terem.Muitas estão hoje de difícil acesso,porque deixaram de trabalhar e os caminhos estão cobertos de vegetação e obstruídos pela própria Natureza.
Muitos terão proprietários, outros foram comunitários das próprias Aldeias,julgo que algo podia ser feito em conjunto com as partes interessadas, para salvar o que resta e tentar recuperar o que tivesse interesse para as Aldeias para fins de mostra turística,não sei se nas Aldeias de Xisto elas existem e se foram recuperadas.
São marcos da vida dos povos que se vão perdendo.


Deixo também um fado sobre a AZENHA VELHINHA,cantado por uma grande fadista que viveu no Bairro da Bica,Dª.Lucília do Carmo.


fotos e texto de A.R.Filipe

1 comentário:

  1. Boa tarde amigo Adriano. Quando estava ao serviço, tive o privilégio de conhecer esta fadista. Não sei de já se foi ou não. Mas ofereceu-me uma cassete, com os seus melhores fados :). É a recordação que tenho dela.
    Só para dizer que a reportagem ficou muito bonita.
    Fique bem.

    ResponderEliminar