quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Entre o certo e o errado...Ou contra senso talvez.

Na aldeia que adotei como minha (Esporão)Freguesia de Góis,existe um fontanário entre outros no qual lhe colocaram uma placa dizendo "Água não controlada".
Na aldeia do Cadafaz-Freguesia no dia 3 de Agosto foi inaugurada uma fonte de seu nome"Fonte dos Portos.
Será que a água que dela brota está controlada?
Estou em crer que sim!
-Talvez no Concelho de Góis haja freguesias que defendem melhor os interesses e a saúde publica dos seus fregueses,tomando elas a responsabilidade da defesa das àguas,analizando-as periódicamente.Enquanto outras do mesmo Concelho e o próprio Municipio Góiense,talvez por outros interesses a defender,não querem assumir a dita responsabilidade.
No dia 24 de Agosto,foi dia de diversas inaugurações na aldeia do Esporão.
No Largo da Boleirinha que teve o seu embelezamento conforme placa acima, teve a presença da representante da Edilidade e de outros ilustres autarcas,como dirigentes da C.M.E. e de muitos convidaddos.No referido Largo existe o tal fontanário com a dita placa (paragrafo 1º).
Debaixo de um calor abrasador,a muitos dos presentes, bem que lhes apetecia beber um golo de àgua fresca,mas ao depararem-se com os dizeres inscritos,assustaram-se  e a recusa foi unânime,limitando-se alguns a refrescarem o rosto.
Água não controlada, não quer dizer que não se possa beber,para tal fim deveria dizer, imprópria para beber.Dela tenho bebido ao longo destes anos,só posso dizer que esta imposição só liberta a Edilidade e outros das suas responsabilidades e custos.
Não acho justo que se despreze o esforço,a dedicação de toda uma aldeia que labutou,custeou com a sua mão de obra e outros valores,para terem o previlégio e a conquista de trazer o precioso liquido para a aldeia,década de 40/50,embora me pareceu ouvir dizer que o estado novo comparticipou nas obras do lavadouro,o que tenho alguma reservas.
Quando chegar o dia, em que os residentes não possam pagar a factura do consumo da água,que por vezes até não consomem,pois algum desse valor é para as taxas impostas, aonde irão eles buscar a água que precisarem,voltará o que chamam de "chafurdo"?
Se o problema são os custos,diz a C.M.E. que tem mandado limpar a mina,pois que tome ela a seu cargo,a defesa da mesma, conservando devidamente fechada, cois que actualmente me parece não estar a acontecer.Que esta de igual modo suporte os custos das respectivas e necessárias análises, providenciando assim a boa qualidade e segurança da mesma.
O embelezamento do dito Largo está no minimo aceitável,embora tivesse havido outra opinião e demais orçamentos para ser feito o alargamento do mesmo.
Mas meus amigos, não se podendo mitigar a sede sem receios no dito fontanário ali existente,não deixa de ser muito triste.
Não será um contra senso o dito embelezamento e a referida situação da àgua?!
Texto e foto de:
Adriano Filipe

Sem comentários:

Enviar um comentário