quinta-feira, 3 de outubro de 2013

DO JORNAL VARZEENSE....SURRIPIEI!

O AMARGO DA SAUDADE
 Do jornal o Varzeense da edicão última de 30 /09/2013,retirei alguns parágrafos do texto com o titulo acima referênciado,os quais me fizeram refletir,porque me entruso completamente com o sentir dos mesmos.
1º-No constante engolir em seco se esfriam todas as virtudes de qualquer luta constante,pelas causas valorosas que valham a pena.Mas o declinar de tanto ideal e de sonho não concretizado,leva-nos a aceitar a triste realidade do desenlace final.Não temos capacidade para alterar seja o que for.E a tristeza melancólica assola-nos o peito,sem outra qualquer perpectiva,até que haja um fim.
2º-Essa bola enorme,tão vil e desconcertante,que ousa ultrapassar tudo e todos,na ordem descontrolada de quem a domina e não olha a meios para alcançar o seu desiderato,jamais trouxe à certeza o conhecimento daquele outro mundo,de autêntica pequenez comparativa,carinhosamente tratado por todos os que nele viveram.É o mundo dos contrastes e das provocações,onde os extremos jamais se ousarão tocar,pelo menos até um dia.
3º-É o desgaste da Humanidade em todos os valores que contém ou,simplesmente,deveria conter.Mas a aldeia por lá permanece,neste tempo que ainda é seu,por entre todas as idades,onde a saudade se vincula.Ela se estende na ligeireza por entre a encosta de serra,que a sustenta,como que deslizando em ladeiras de formosura,numa apresentação que é sua e verdadeiramente única.Das suas varandas se avistam paisagens deslumbrantes.Cenário de tantas brincadeiras de humilde juventude que por ela percorreu seu espaço,em momentos magestosos,e de superior alegria,em plena comunhão com a fisica librdade.

-Outros parágrafos merecem reparo aliás todo o texto.
O amigo António M.R.Martins está mais uma vez de parabéns por este seu texto,cheio de sentimentos e verdades.Para além da sua poesia a sua prosa é também de igual modo interessante.

2 comentários:

  1. Abraço amigo Adriano. Infelizmente penso existir alguma verdade (pelo menos a minha existe) nestas palavras. E tudo poderia ser tão diferente!...

    ResponderEliminar
  2. Meu Caro António,no seu 1º parágrafo está contido logo de inicio uma grande verdade...
    Cito;"No constante engolir em seco se esfriam todas as virtudes de qualquer luta constante pelas causas valorosas que valham a pena."
    Uma verdade inquestionável que leva muita gente a abandonar as causas, porque as forças de bloqueio existem nas mais pequenas situações sociais.Eu tenho pena, pois também em algumas situações engoli em seco,ao fim de tanta secura tive que abandonar,algo em que acreditava,abraço.

    ResponderEliminar